Recrutamento e Seleção por Competência – O que é e Como Fazer?

Recrutamento e Seleção por Competência – O que é e Como Fazer? Qualquer decisão dentro de uma empresa ou organização tem a sua importância e deve ser pensada com muita cautela, mas a admissão de um novo funcionário é uma decisão que deve ser tomada com muito mais cuidado e atenção. Normalmente, cada caso de contratação tem um sistema de recrutamento e seleção mais indicado para ser aplicado, porém tem um em especial que vem ganhando cada dia mais espaço nas organizações: o recrutamento e seleção por competências. Você já sabe como aplicá-lo?

Recrutamento e seleção

As mudanças ocorridas no mercado de trabalho modificaram também a forma de seleção de competências profissionais e as habilidades e competências almejadas em um candidato. Não se trata apenas do preenchimento de uma vaga, mas sim de uma adequação do contratado com a vaga, a organização, os objetivos, as tarefas, a forma de trabalho, a pressão e tudo mais que cada empresa preza como diferencial.

Uma boa escolha no processo seletivo é garantia de menor investimento em programa de interação e treinamentos, menor tempo de adaptação do novo funcionário e manutenção do ritmo de produção e resultados. Por isso a preocupação com a excelência de um processo de seleção é tão grande.

Recrutamento e seleção

Mas o que é o Recrutamento e Seleção por Competência ?

Quando o assunto é processo seletivo, selecionar não significa escolher o melhor e sim investigar quais profissionais possuem o perfil mais apropriado para aquela proposta de trabalho, aliando as suas competências aos objetivos estratégicos da empresa e seus desafios.

Para isso é importante perceber que competência é diferente de ser competente. Como assim?

Ser competente é possuir uma habilidade especifica para a execução de determinadas tarefas. Já competência é um termo mais amplo e duradouro, que envolve conhecimento, habilidade, tomada de decisão e execução de ações, características que capacitam uma pessoa a agir em qualquer momento, em qualquer situação e sempre que for necessário.

Ainda não conseguiu perceber a diferença?

Pense em uma amiga sua que faz um bolo delicioso para as festas de família. Ninguém vai contestar a eficiência dela ao executar essa tarefa, porém isso na significa que ela tenha competência o suficiente para ser uma confeiteira ou que consiga preparar com a mesma qualidade outras receitas.

Então, podemos definir competência como um conjunto que agrega os conhecimentos, as habilidades, as decisões e as ações que levam uma pessoa a agir com segurança e eficiência ao realizar qualquer tarefa, em qualquer momento, sob as mais diversas circunstâncias.

E por que o recrutamento e seleção por competências têm sido cada vez mais usado? Porque ele aplica métodos que medem a habilidade que cada indivíduo possui para um bom desempenho naquele cargo, diminuindo as chances da seleção dar errada diante das entrevista por competência.

A seleção por competências é a melhor opção?

Recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção por competências usa como base para sua metodologia a elaboração de um perfil de competências exigidas para cada cargo especifico. E diante desse perfil, o selecionador analisa os candidatos buscando os comportamentos mais adequados para a execução das funções determinadas e seleciona aquele se encaixa melhor naquele perfil pré-determinado.

Dessa forma, espera-se que o processo seletivo seja mais objetivo e alcance os melhores resultados para empresa.

Resultados esperados com o recrutamento por competência:

  • Selecionar o profissional mais adequado ao perfil da empresa e às exigências da função
  • Melhorar o nível de satisfação no trabalho
  • Reduzir o tempo de adaptação e integração do contratado
  • Reduzir a rotatividade da empresa
  • Reduzir os custos operacionais
  • Reduzir os investimentos em treinamento e desenvolvimento
  • Ter resultados organizacionais mais efetivos

Como se qualificar?

Quer saber mais sobre assunto e se qualificar nesse sistema de recrutamento? Assista nosso curso em vídeo: recrutamento e seleção por competências.

São, ao todo, três horas com todas as informações que você precisa saber sobre esse tipo de recrutamento. Temos um vasto conteúdo instrumental para os profissionais que já atuam ou desejam atuar na área de recrutamento e seleção por competências.

O curso é dividido em três módulos, cada um com duas aulas de 30 minutos:

Recrutamento e Seleção

Módulo 1

  • Aula 1 – Planejamento de RH e Recrutamento
  • Aula 2 – Como elaborar anúncios / Análise de curriculum vitae / Escolha dos candidatos para a seleção

Módulo 2

  • Aula 1 – Seleção de Pessoas: conceitos, processos, responsabilidades de Linha e Staff
  • Aula 2 – Técnicas de Seleção de Pessoas

Módulo 3

  • Aula 1 – Gestão e Seleção por Competências
  • Aula 2 – Entrevista: teorias, técnicas e avaliação de competências

É através de um bom recrutamento de seleção que a organização consegue garantir a contratação de um profissional qualificado, com potencial diferenciado e alinhado com o negócio.

Então, se você quer assegurar bons resultados organizacionais com as suas seleções, não deixe de dedicar um pouco do seu tempo para estudar mais sobre esse assunto. Acesse nosso curso em vídeo [CLICANDO AQUI]: recrutamento e seleção por competências.

O conteúdo de ajudou? Pegue o link desse artigo e compartilhe com seus amigos que também estão precisando de dicas como essa 😉

Dúvidas, Elogios ou Criticas deixe sua mensagem abaixo.

Forte abraço e sucesso!!!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Recrutamento e Seleção por Competência
Author Rating
41star1star1star1stargray

10 Dicas que você deveria saber sobre Redes Sociais !!

leads

Website:

Deixe uma resposta