Como se Comportar em Entrevista de Emprego

Para se comportar em uma entrevista de emprego, há atitudes dos candidatos em processo de seleção que poderão se prejudicar; confira Um dos piores erros durante o processo de seleção é não ter zero a expor ao ser questionado sobre os defeitos

O número de desempregados no Brasil atingiu a marca de 14,2 milhões no primeiro trimestre, um novo recorde, segundo o IBGE. O indicador, que piorou desde a última mensuração, é um fator que pode desanimar os candidatos que buscam uma colocação profissional.

A hora da entrevista de emprego é um bicho-papão para muitos candidatos. Sem roteiro definido, os candidatos podem seguir algumas dicas para se preparar melhor.

  • Segundo o gerente da Page Personal, Lucas Oggiam, há algumas frases que devem ser evitadas e que variam de consonância com a vaga almejada. “Ninguém quer ouvir de um gestor que ele não gosta de liderar as pessoas”.

Entretanto, o modo porquê o candidato se comporta e a atitude são as duas características que mais pesam. Segundo o profissional, um dos piores erros durante o processo de seleção é não ter zero a proferir ao ser questionado sobre os defeitos. “É pior do que falar alguma frase meio tonta, todo mundo tem alguma coisa a melhorar”.

Outro deslize generalidade acontece quando os candidatos são questionados do porquê desejam deixar a empresa atual. “Expressar ‘Já aprendi tudo o que eu podia aprender ’ demonstra uma imaturidade grave, prova que a pessoa não tem percepção de que ela sempre pode aprender alguma coisa”, explicou Oggiam.

Do outro lado, há comportamentos que podem ajudar o candidato. “É importante quebrar o gelo, usar muito os primeiros cinco minutos de conversa com o entrevistador. Uma piada de bom palato, elogiar o escritório, essas coisas ajudam muito”.

Provar interesse pela empresa também destaca a pessoa. “Falar que leu reportagens sobre a companhia faz o entrevistador pensar sobre o interesse do candidato. Algumas pessoas vão um pouco além e falam do valor do entrevistador, porquê ‘Vi seu histórico no LinkedIn’, isso é uma faca de dois cumes, tem gente que gosta e outros que vão se sentir stalkeados”.

“Todo mundo quer se vencer em um processo e provar que tem cultura. Ser sincero sobre o que você precisa aprender, falar de forma sensata de suas limitações é importante e demonstra uma maturidade que a maioria das pessoas no mercado de trabalho brasílio não tem”.

O profissional cita o caso de um dos seus clientes, que teria pretérito a noite a entrevista lendo balanços e notícias do último ano da empresa. “Por 30 minutos, ele e o entrevistador só conversaram sobre isso. O processo era longo, mas em 24 horas, entrarem em contato com o candidato para contratá-lo. Não era a pessoa com a melhor formação, que todo mundo acha que tem que ter, mas o cintilação nos olhos que ele demonstrou foi determinante”.

Ainda segundo Oggiam, murado de 25% das entrevistas agendadas não acontecem e os candidatos não justificam a falta. “Uma pessoa pontual é muito vista, nenhum gestor gosta de contratar candidato que chega moroso”.

O candidato tem que manter em mente que está sendo medido em todo o momento. “Muita gente não sabe fazer entrevista, mesmo porque não fazemos tantos entrevistas assim. Ganha pontos quem faz uma pesquisa elaborada da empresa, quem faz perguntas pertinentes. No momento de explicar as atividades profissionais, os candidatos tem que evitar falar rapidamente, há uma história em cada lugar que a pessoa trabalhou, é bom explicar o repto da vaga, o que você fez e o resultado daquela ação”.

“Não existe roteiro, por isso as perguntas do contato inicial da empresa são essenciais. Siga o seu currículo, deve ser um script do que você gostaria de falar em uma entrevista”, completou o profissional.

 

10 Dicas que você deveria saber sobre Redes Sociais !!

leads

Website:

2 Comments

  1. Cris Rodriguez

    Muito legais as suas dicas. Hoje é tão difícil conseguir uma boa entrevista de emprego que quando vamos para uma é importante acertar, até nos mínimos detalhes de comportamento. Uma forma interessante de trocar experiências, divulgar melhor o currículo e aumentar a chance de ser chamado para entrevistas é apresentar o currículo de maneiras inovadoras, como um portfolio digital, uma arte online ou até mesmo um site que contenha tudo isso, com videos e um currículo bem caprichado. Com o preço das hospedagem baratas atuais, muitas pessoas já estão criando seus currículos online e referenciando seus sites para as empresas. Qualquer pessoa consegue entrar e montar um site como currículo com uma hospedagem como a da Hostinger ( https://www.hostinger.com.br/hospedagem-de-sites ), que oferece planos grátis e também planos bem baratos a partir de 5,56 por mês, e uma ferramenta de criação de sites em WordPress bem fácil de usar e acessível para pessoas de qualquer área de formação.

    • leads

      Olá Cris
      Boa noite !

      Boa dica a tua também …
      Nos dias de hoje, temos que conhecer muitas ferramentas que a internet nos proporciona. Ter um diferencial dos outros para uma nova oportunidade.

      Continue forte !!!

      Sidnei Rodrigues
      Leads Digitais

Deixe uma resposta